5 hábitos que prejudicam a sua saúde bucal

Você escova os dentes após as refeições, não exagera nos doces e visita o dentista frequentemente.  Parece estar tudo bem com a sua saúde bucal, certo?

Na verdade, por mais que você cuide direitinho de seus dentes, pode ser que tenha alguma mania que não é exatamente benéfica para a sua saúde bucal.

Listamos alguns hábitos que num primeiro momento parecem inofensivos, mas que podem ser prejudiciais para a saúde da sua boca. Confira!

Usar escovas de dentes velhas

A escova de dentes é a melhor amiga da higiene bucal. Com ela é possível prevenir o acúmulo de placa bacteriana que pode causar tártaro, cárie e doenças na gengiva.  Mas nem por causa disso você deve ter apego a ela! Para que a escova continue exercendo essa função de forma caprichada, é importante substituí-la em média, a cada três meses de uso.

Não só pelo desgaste das cerdas, que a troca deve ser efetuada, mas também devido ao acúmulo de bactérias após determinado tempo, aumentando as chances de infectar seu meio bucal.

Roer unhas

Quantas vezes você se pegou roendo unhas por causa de ansiedade, nervosismo ou até mesmo por mania? Seja qual for o motivo, a verdade é que roer as unhas não faz nada bem para suas mãos e saúde bucal. Esse hábito pode desgastar os dentes, além de trazer para a boca uma série de germes, fungos e bactérias que ficam abaixo da unha. Além disso, pessoas que roem unhas estão mais propensas a desenvolver bruximo, o ato de ranger e bater os dentes de forma involuntária.

Mastigação Unileteral

A mastigação tem grande influência na saúde da boca e deve ser harmoniosa, feita dos dois lados e alternadamente. Quando ela ocorre somente de um lado da boca, chama-se mastigação unilateral. Este hábito pode resultar em um desajuste na arcada dentária, por isso é importante perceber e procurar ajuda de um dentista para começar tratamento o quanto antes. A longo prazo, se não for tratado, pode causar uma série de problemas, com o aumento da musculatura de um dos lados e problemas nas articulações.

Palitar os dentes

Se você é desses que procura palitar os dentes logo após terminar a refeição, está na hora de rever esse hábito.  Isso porque ao palitarmos os dentes, podemos machucar a gengiva e provocar lesões na região. Opte sempre pelo fio dental!

Abrir embalagens com os dentes

Quando usamos nossos dentes para abrir embalagens, garrafas, cortar fios ou qualquer coisa parecida, estamos desgastando as pontas de nossa dentição, além de correr um grande risco de ganharmos uma fissura ou fratura. Também pode trazer contaminação para dentro da boca por meio de micro-organismos e sujeiras vindos da rua.

Quer saber se a sua saúde bucal está em dia? Agende a sua consulta clicando aqui!




Atendimento no WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais