tratamento de canal (tratamento endodôntico) é a remoção da polpa dentária (nervos e vasos sanguíneos), que se encontra na parte interna do dente, através de um preparo químico/mecânico e sua substituição por um material obturador.

A necessidade do tratamento de canal surge quando a polpa entra em um processo de degeneração irreversível que pode ser causado por fatores irritantes como cárie, traumatismos dentários, trauma oclusal e problemas endoperiodontais. Também é indicado para fins de reabilitação da estrutura dentária, mesmo que a polpa dentária apresente-se sadia.

 



Na grande maioria dos casos o tratamento é realizado em uma única sessão.
Não, técnicas adequadas de anestesia local podem propiciar tratamento indolor na maioria dos casos. Algumas situações em que a polpa encontra-se mortificada, nem é necessário à utilização da anestesia. Após o tratamento, podem-se prescrever analgésicos, quando indicado.
Não. Isso ocorria antigamente quando as técnicas eram arcaicas ou quando os profissionais não seguiam os protocolos indicados de tratamento.
Podem-se utilizar ansiolíticos que ajudam a combater a ansiedade no decorrer do tratamento. O importante é saber que, se há a indicação de realizar um tratamento de canal, devemos fazê-lo, sob risco de termos uma série de experiências desagradáveis.

Dicas e Dúvidas

Quer ter um sorriso perfeito?

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais