Dor de dente: causas e como tratar

Quem já teve dor de dente, sabe que o assunto é muito sério. As dores podem chegar a níveis verdadeiramente insuportáveis, muitas vezes impedindo as pessoas de seguirem suas rotinas normalmente. No entanto, é bastante comum ver pessoas que sofrem com dores nos dentes sem saber o que pode estar causando tanto desconforto. Para que você não fique na dúvida, separamos algumas das principais causas de dor nos dentes e como devemos lidar com essas situações. Confira!

O que pode causar dor de dente?

Dor de dente é o nome que se dá para todas as sensações dolorosas que sentimos nos dentes e ao redor deles, mas que também podem ser sentidas em outras partes da região bucal, como no maxilar e na face. Por isso, a primeira coisa que precisamos saber é que a dor de dente não é o problema em si, mas sim um sintoma.

Essa dor pode estar sendo causada por uma série de problemas dentários, dos mais simples aos mais graves. Alguns dos mais comuns são:

    cáries;
    inflamações no nervo do dente;
    inflamações na gengiva;
    nascimento dos sisos;
    dentes inclusos;
    problemas de mordida;
    problemas na articulação;
    entre outros

     

Além da dor, que pode ser constante e intensa ou então esporádica, principalmente quando é aplicada pressão contra o dente afetado (durante a mastigação, por exemplo), é bastante comum sentir outros sintomas, como:

    inchaço;
    febre;
    e dor de cabeça.

     

Em alguns casos, pode-se sentir até mesmo dor no ouvido!

Qual o tratamento para dor de dente?

Como essa dor chega sem aviso e muitas vezes nos pega desprevenidos, é bastante comum recorrer primeiro a soluções caseiras, como ingerir analgésicos, aplicar gelo no local ou mesmo fazer bochechos. Mas é muito importante entender que essas são medidas paliativas, ou seja, embora ajudem a aliviar os sintomas, não possuem efeito para eliminar a causa da dor.

Por isso, se você estiver sentindo dor forte e que não passa, principalmente se acompanhada de sangramento na gengivapresença de inflamação ou pusinchaço e/ou febre, é preciso buscar um profissional especializado imediatamente.

Na primeira consulta, o dentista irá realizar exames para diagnosticar o que pode estar causando a sua dor de dente e orientar o tratamento mais adequado para o alívio imediato da dor, que pode variar dependendo da gravidade de cada caso. Por exemplo:

    se o dente estiver com um nervo inflamado, é preciso fazer um tratamento de canal;
    se o problema for um siso incluso, deve-se fazer a sua extração;
    já se for uma cárie, a restauração do dente afetado pode resolver a situação.

     

Ou seja, nada melhor do que contar com o auxílio de profissionais especializados, que podem avaliar o seu caso e descartar todas as possibilidades, realizando o tratamento correto para ajudar você a se livrar da dor de dente de uma vez por todas!




Atendimento no WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais