A Periodontia é a especialidade que estuda, diagnostica, trata e previne a gengivite e a periodontite.

Quando não tratadas, estas doenças podem acarretar uma série de problemas à nossa saúde. Os sintomas mais comuns das doenças periodontais são: mau hálito, sangramento gengival, retração gengival, mobilidade dental, perdas ósseas avançadas e até a perda dentária.
Visitas regulares ao dentista, uma boa escovação e o uso diário de fio dental podem prevenir e ajudar a manter a sua saúde bucal em dia.

 



A placa bacteriana (produzida pela saliva e restos de alimentos) é considerada o agente causador das doenças do periodonto. O acúmulo excessivo de placa, propiciado por uma higiene bucal deficiente, pode levar à inflamação das gengivas (gengivite) e, caso esse quadro não seja tratado corretamente, pode haver a evolução da inflamação para o osso e fibras periodontais (periodontite).
Não. A ocorrência de sangramento gengival ao escovar os dentes ou ao passar o fio dental é um indicativo da presença de inflamação na gengiva ao redor dos dentes.
Presença de pus nas gengivas, aumento da mobilidade dos dentes, mudança de posição dos dentes, mau hálito, ocorrência de dor e/ou aumento de volume na gengiva podem estar presentes nos quadros de inflamação das estruturas periodontais.
Em primeiro lugar, é realizada uma consulta com entrevista e exame clínico onde serão coletados dados para o diagnóstico do quadro. Uma vez estabelecido este diagnóstico, um plano de tratamento individualizado será confeccionado, de acordo com as necessidades e gravidade do caso e, também, das expectativas do paciente. Os procedimentos mais comuns são: instrução e treinamento de higiene bucal, raspagem-alisamento das coroas e/ou raízes dos dentes, procedimentos cirúrgicos nos tecidos periodontais atingidos.
Sim, podem, desde que tratados e com saúde periodontal restabelecida. Pacientes que apresentam lesões periodontais generalizadas ou localizadas são, ainda hoje, motivo de preocupação por parte dos ortodontistas, que muitas vezes deixam de tratá-los devido às incertezas de como esse organismo responderá às forças ortodônticas, imaginando sempre que haverá uma acentuação dos problemas, agravando ainda mais o quadro clínico. No entanto, quando esse tipo de tratamento é abordado de uma maneira multidisciplinar, com uma inter-relação do periodontista com o ortodontista, o que se tem são resultados altamente satisfatórios tanto do ponto de vista periodontal quanto ortodôntico e principalmente satisfazendo os requisitos estéticos do paciente, melhorando sua autoestima.

Dicas e Dúvidas

Quer ter um sorriso perfeito?

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais