A extração dos dentes do siso é indicada principalmente quando o paciente tem entre 16 e 18 anos, porque nessa faixa etária as primeiras raízes dentárias estão em formação e o dente ainda não nasceu. Com isso, a extração é mais simples e o pós-cirúrgico tem recuperação melhor.
É uma cirurgia considerada relativamente simples, mas não obrigatória. A extração é indicada somente para os casos em que o dente do siso esteja causando prejuízos à arcada dentária. Se existe espaço para ele nascer, sem comprometer o alinhamento dos outros dentes, não há motivo para removê-lo.
Depois de agendar a cirurgia, você pode se perguntar o que poderá comer após a extração. Como deve imaginar, os alimentos moles são ideais durante os primeiros dias de recuperação. Separei algumas dicas de uma boa alimentação para que você tenha uma recuperação rápida e tranquila após a extração.
➜ SOPAS
Pode ser canja, de ervilha ou de legumes. É você quem manda. O importante é variar e experimentar à vontade. Sopa é o prato mais recomendado pelos dentistas nos primeiros dias após a extração do siso por ser fácil de ingerir. Só é preciso tomar cuidado com a temperatura. Qualquer coisa muito quente pode causar dor, sangramento e complicar o processo de cicatrização. Por isso, espere esfriar um pouco até chegar na temperatura certa para degustar sem medo.
➜ LEGUMES
Após alguns dias você estará pronto para devorar alimentos mais sólidos. E nada melhor do que voltar a rotina com legumes. Além de nutritivos, esses alimentos são ótimos para serem ingeridos bem amassadinhos, como se fosse um purê. Experimente fazer com abóbora, batata ou mandioquinha. Fica uma delícia!
➜ SORVETE
Em dias ensolarados ou não, um sorvete sempre cai bem quando queremos nos refrescar. Porém, muito mais do que uma sobremesa gostosa, o sorvete alivia a dor e o inchaço do pós-operatório por ser gelado. Por isso, é sempre recomendado nesse período.
➜ SUCOS E VITAMINAS
Coloridos e nutritivos, os sucos e vitaminas são um sucesso para o seu bem-estar e recuperação após a extração. E melhor: você pode variar, misturar os sabores e bebê-los bem geladinhos. Além de refrescar, vai aliviar a dor e o inchaço da operação sem causar dor.
➜ OUTROS CUIDADOS IMPORTANTES
- Nas primeiras 24 horas, descanse com a cabeça um pouco inclinada;
- Não faça bochecho nas primeiras 12 horas;
- Faça compressa de gelo;
- Evite exposição ao sol;
- Não faça esforço ou qualquer tipo de atividade física;
- Após o segundo dia, faça o bochecho com enxaguante.
Além disso, é importante ressaltar que cada paciente tem uma resposta diferente à cirurgia. Não existe um período certo para retornar à normalidade. A resposta inflamatória do corpo vai até 72 horas. O que podemos afirmar é que não haverá cicatrização antes deste período.
➜ A HIGIENE BUCAL NÃO PODE PARAR
Não há desculpas. O pós-operatório não impede que você continue os cuidados bucais rotineiros. Pratique uma higiene normal com escovação, uso do fio dental, aliado a utilização de um antisséptico bucal, mas sem fazer bochecho com força.
Use um creme dental que faça uma limpeza completa na sua boca, alcançando áreas de difícil acesso para a escova, já que você deve tomar cuidado para não escovar a área operada. Esses cremes possuem partículas que
Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais