Existem diversas causas para a perda parcial ou completa de um dente, desde acidentes até problemas na região bucal, como cáries e inflamações. Ou seja, isso é comum e pode acontecer com todo mundo! Mas o que não pode acontecer, de forma alguma, é deixar de buscar um tratamento o mais rápido possível.
Nesses casos, somente as próteses dentárias podem substituir os dentes perdidos, devolvendo o poder de mastigação e evitando os muitos transtornos que essa ausência pode causar. Conheça agora alguns dos principais tipos de próteses dentárias e entenda para quais casos cada uma delas são indicadas!
Tipos de próteses dentárias Coroa dentáriaAs coroas dentárias são próteses fixas que podem substituir dentes que perderam grande parte de sua estrutura, como também ser aplicadas em implantes dentários. Essas próteses servem para cobrir o dente danificado, devolvendo sua cor e forma. Aqui na Doxi trabalhamos com três tipos de coroas:
Fonte: Noesparati.mx
Prótese total removívelMais conhecidas como dentaduras ou chapas, essas próteses são indicadas para pessoas que precisam substituir todos os dentes. Hoje em dia, os profissionais já buscam indicar outras formas de tratamento, uma vez que a prótese total oferece pouca estabilidade e pode causar desconfortos ao paciente.
Fonte: Gazeta Informativa
OverdentureAs overdentures estão entre as alternativas para os pacientes que precisam de dentadura. A principal diferença é que essas próteses removíveis podem ser aplicadas sobre implantes dentários (mínimo de dois na arcada inferior e quatro na arcada superior), oferecendo uma retenção muito superior às próteses totais.
Fonte: Pinterest
Quer entender mais sobre os implantes dentários? Acesse nosso post e tire suas dúvidas!
Protocolos fixosMas ao falar de perda total de dentes, a melhor forma de reabilitação é, sem dúvida, a colocação de protocolos fixos, que são próteses que vão parafusadas sobre implantes (mínimo de quatro na arcada inferior e seis na arcada superior). É o tratamento que oferece a melhor qualidade de vida aos pacientes, uma vez que as próteses são totalmente fixas, se assemelhando muito aos dentes naturais, tanto na aparência quanto na mastigação.
Fonte: ABO-SE
Ponte móvelAs próteses parciais removíveis, também conhecidas como pontes móveis, são indicadas para pacientes que perderam alguns dentes, mas ainda possuem outros remanescentes com boa estrutura. Essas próteses são ligadas por “grampos” metálicos, que são presos a dentes de apoio, facilitando a remoção para higienização e manutenção.
Fonte: Omni Dent
Faceta laminadaAs facetas laminadas são finas lâminas de cerâmica que vão aplicadas na parte externa dos dentes. Estão entre as opções mais procuradas por pessoas que querem recuperar a beleza estética de seu sorriso, “consertando” pequenos defeitos, como fraturas, alterações de cor, de formato e de tamanho e ainda mau posicionamento.
Fonte: Huffington Post
Huffington Post
Lente de contato dentalAssim como as facetas, as lentes de contato dental têm uma função estética e cobrem apenas a superfície frontal dos dentes naturais. A diferença é que as lentes de contato são muito mais finas que as facetas, corrigindo pequenas imperfeições nos dentes sem desgastá-los!
Fonte: Claris
Já falamos sobre lente de contato dental aqui no blog. Saiba mais sobre esse tratamento revolucionário!
Esses são os principais tipos de próteses utilizadas na substituição ou reparo de dentes, devolvendo a eles tanto a capacidade de mastigação quanto a beleza! Vale ressaltar que a escolha do tratamento mais adequado para você deve ser feito em conjunto com um profissional qualificado, que irá realizar uma série de exames, incluindo a confecção de um mock-up (maquete) para que você possa testar o seu novo sorriso antes de colocar a prótese definitivamente.
Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais