Mau Hálito

O mau hálito é um problema que assombra muitas pessoas. Por conta disso, trazemos o assunto para apresentar as principais causas desse problema, assim como o que pode ser feito para evitar ou combater este quando necessário.

O mau hálito, também chamado de halitose, é normalmente causado por maus hábitos de higiene bucal, infecções na região da boca, pelo tabagismo e o consumo excessivo de álcool, ou até pelo consumo de alimentos muito condimentados. Pode ocorrer também por causas que incluem boca seca, infecções do trato respiratório, doenças sistêmicas como diabetes, doenças no rim, fígado e pulmão e problemas gastrointestinais, que podem incluir refluxo ácido e outros problemas de digestão estomacal. A má, ou falta de higiene bucal permite que partículas de alimentos se acumulem na superfície da língua, entre os dentes ou na gengiva. As bactérias que existem naturalmente na boca quebram essas partículas de alimentos, liberando substâncias químicas com forte odor.

Algumas pessoas sentem-se incomodadas pelo hálito e procuram sempre tomar medidas para evitar que o mau odor fique presente, porém há pessoas que não conseguem sentir e perceber que sofrem do problema, e por isso é importante salientar a consulta periódica ao médico dentista, pois este tipo de problema e constrangimento pode ser evitado ao ser realizado um diagnóstico precoce.

Outro fator que pode levar ao mau hálito é a boca seca, pois a saliva remove as partículas alimentares da boca. Algumas medicações, a respiração bucal e o tabagismo contribuem para ter boca seca.

Algumas soluções para evitar ou tratar o problema são bem simples. Por conta disso, trazemos algumas que podem ajudar de maneira fácil e rápida para combater o mau hálito.

Escove e passe fio dental nos dentes regularmente

O mais recomendado é que você escove seus dentes pelo menos três vezes ao dia, e passe o fio dental pelo menos uma vez após uma das escovações. Isso deve remover a comida e as bactérias presas entre os dentes e a linha da gengiva.

Limpe sua língua

Escovar e passar fio nos dentes geralmente não basta. A língua também conta com um grande número de bactérias, células mortas e restos de comida. Use sua escova de dentes para escovar a língua, ou o limpador de língua que há em diversos tipos de escovas de dentes.

Hidrate-se com frequência

A boca seca é um dos fatores que leva ao mau hálito. Geralmente o problema ocorre quando você dorme e acorda com um “hálito matinal”. Mas isso pode ocorrer a todo momento do dia. A saliva é necessária para ajudar a limpar a boca e lavar as partículas de comida. Portanto é importante que você consuma grande quantidade de água ao longo do dia para ajudar a estimular a produção de saliva.

Cuidado com o que come

É fácil evitar comer comidas que tendem a ser as principais culpadas do mau hálito, mas você também deve estar alerta para sua dieta. Dietas ricas em proteínas e baixas em carboidratos podem ser boas para sua saúde, mas deixam um mau odor na sua boca. Não comer carboidratos o suficiente pode fazer seu corpo queimar gordura ao invés de açúcar e, então, provocar o mau hálito.

Visite seu dentista

Se você já pratica bons hábitos de cuidados bucais, porém ainda percebe a presença do  mau hálito, pode ser hora de visitar seu dentista e checar se seu hálito está sendo causado por algum problema mais sério. Lembrando que visitas de rotina ao dentista é sempre importante para evitar qualquer problema como este.

 

 

 




Atendimento no WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais