Tudo sobre as lentes de contato dental

As lentes de contato dental ganham cada vez mais adeptos em aqueles que sonham com um sorriso perfeito. Além de proporcionar um sorriso mais branco, com as lentes é possível corrigir pequenas imperfeições. 

 

Com a popularização deste procedimento, surgem também diversas dúvidas, e por isso, hoje irei esclarecer as principais delas pra você. Aqui você vai encontrar:

 

  • O que são as lentes de contato dental

  • Diferença de lentes de contato e facetas 

  • Para quem elas são indicadas? 

  • Principais vantagens

  • Como são aplicadas as lentes de contato dental?

  • É necessário anestesia para fazer o procedimento?

  • Como é realizada a manutenção das lentes de contato? 

  • Podem ocorrer manchas nos dentes?

  • É possível clarear as lentes de contato dental?

  • Custo para colocar lentes


 

Primeiramente é importante que você entenda o que de fato é a lente de contato. Então vamos lá: a lente de contato dental consiste em um laminado extrafino que é colado sobre a superfície externa dos dentes. Feitas de porcelana, são cimentadas nos dentes. Elas podem ser colocadas em um ou vários dentes.

 

Diferença de lentes de contato e facetas 

Um dos primeiros questionamentos é sobre a variedade de opções que existem. Apesar de serem feitas do mesmo material, a porcelana, as lentes de contato e as facetas se diferenciam pela necessidade do desgaste dental e a espessura. 

 

Enquanto as facetas requerem um maior desgaste dos dentes, visando corrigir imperfeições mais acentuadas. As lentes de contato são aplicadas com uma camada mais fina. 

 

Para quem elas são indicadas? 

As lentes de contato podem ser utilizadas por quem busca corrigir diversas situações tais como:

  • A coloração dos dentes amarelados e/ou escurecidos por diversos fatores; 

  • O espaçamento entre eles; 

  • A harmonização do tamanho dos dentes em adultos;

  • Melhoria da aparência em dentes que foram quebrados ou danificados por problemas como a cárie.

 

Principais vantagens

Uma das grandes vantagens deste procedimento, além da sua alta função estética, é que não é necessário fazer grandes preparos no esmalte dental, preservando assim, a estrutura natural dos dentes. 

Além disso, as lentes de contato têm alta durabilidade e resistência quando produzidas com materiais de excelente qualidade e também com bons hábitos de cuidado com a higiene bucal dos pacientes.


 

Como são aplicadas as lentes de contato dental?

Após a moldagem, é feita a escultura dos dentes sob o modelo adquirido e é realizado um teste na boca do paciente, sem que seja necessário realizar o desgaste. E elas são colocadas, geralmente, em apenas uma sessão. 

Todo o procedimento requer um planejamento detalhado e uma análise de rosto e sorriso, envolvendo protocolos de fotos e vídeos, raio X digital e varredura digital de todos os dentes.  

 

É necessário anestesia para fazer o procedimento?

Se for necessário um desgaste dentário tão abrangente que alcance a dentina, é preciso anestesiar o paciente para evitar incômodos. Caso contrário, não é necessária anestesia.

 

Como é realizada a manutenção das lentes de contato? 

As lentes de contato requerem a manutenção diária comum dos dentes naturais: escovação e uso de fio dental. É necessário manter também consultas periódicas com o seu dentista. Ou seja, os cuidados são basicamente os que você já mantém no dia a dia. 

 

Podem ocorrer manchas nos dentes?

Lentes de contato dental não costumam manchar por qualquer coisa, contudo, é importante lembrar que na parte inferior a elas encontram-se os dentes e, para que se mantenham em um estado excelente, é fundamental que se evite determinados alimentos caracterizados pela acidez, assim como manter a limpeza bucal assídua.

Desse modo, é possível aproveitar um sorriso bonito e branco por muito mais tempo.

 

É possível clarear as lentes de contato dental?

Por se tratar de lâminas finas de porcelana que já são confeccionadas na cor desejada, não é possível clareá-las.


 

Custo para colocar lentes

O ideal antes de falarmos em valores é passar por uma avaliação, pois cada caso deve ser avaliado pelo profissional. Afinal de contas o seu sorriso é único!


 

Se você está pensando em optar por esse tipo de tratamento, a melhor solução é fazer uma avaliação com um especialista. Somente ele poderá avaliar o seu histórico clínico e planejar com você a melhor solução para o seu sorriso.

 

Se você tem interesse no tratamento, entre em contato comigo através de um dos telefones abaixo e agende uma consulta. Estou à disposição para auxiliar você!

(51) 3276-6900  (51) 98164-7631




Atendimento no WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais