Implantes dentários: tudo o que você precisa saber

Implantes dentários são parafusos de titânio colocados cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias perdidas. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles. O implante é indicado para todos aqueles que sofreram a perda de algum dente.

Para entendermos melhor o que são os implantes dentários, e como funciona para realizar o tratamentos, trazemos algumas das principais dúvidas a respeito do assunto:

Qualquer um pode colocar implantes dentários? 

Sim. Os poucos casos de contra indicações à colocação de implantes estão, quase todos, relacionados a utilização de medicações específicas por parte do paciente. Atualmente, podemos dizer que mais de 95% das pessoas podem receber implantes dentários sem qualquer problema.

Dói colocar o implante? 

Não. Durante a cirurgia o paciente é anestesiado com anestesia local, a mesma utilizada para realizar uma restauração extensa ou um tratamento de canal, por exemplo. O procedimento é bastante simples, leva cerca de 20 minutos de tempo total. As técnicas e materiais evoluíram muito e , atualmente, não existe previsão nenhuma de “sofrimento” pós operatório, como dor e inchaço. Os relatos de pacientes que possuímos na colocação de implantes são extremamente positivos, pós operatórios sem desconforto e índices de sucesso superiores a 97%.

E depois da cirurgia, vou ficar com dor? Vai inchar?

O pós operatório da cirurgia da colocação de implantes é bastante tranquilo. Normalmente indicamos a utilização de um analgésico e um antibiótico comum. Não é frequente o paciente ficar inchado, roxo ou ter dor.

Quanto tempo preciso me afastar das minhas atividades?

Isso irá depender da extensão do procedimento. No caso da colocação de um único implante, normalmente sugerimos que o paciente fique afastado de suas atividades por um ou dois dias e sem praticar atividade física por uma semana.

Existe a possibilidade de haver rejeição ao implante?

Não. O titânio ( material utilizado na fabricação dos implantes ) é biocompatível, ou seja, é percebido pelo nosso organismo com sendo natural, não havendo nenhuma possibilidade de rejeição. O que pode acontecer é a falta de consolidação do implante no osso, o que chamamos de não osseointegração.

Por que motivos a colocação de implantes pode não dar certo?

A consolidação do implante no osso é um processo biológico, portanto depende de uma série de fatores, inclusive de fatores próprios específicos do paciente, que não temos controle, como densidade óssea, irrigação sanguínea, entre outros. Os estudos comprovam que, quando realizamos um planejamento adequado, seguimos os protocolos cirúrgicos ideais, utilizamos materiais de boa qualidade e executamos os procedimentos com profissionais habilitados e experientes, o índice de sucesso ( e consolidação óssea do implante ) pode chegar a 99%.

E depois de colocarmos o implante, como funciona?

Após a colocação do implante, devemos aguardar um período chamado osseointegração ( a consolidação do implante no osso ). Esse processo pode levar de 20 dias a 6 meses. Isso vai depender de uma série de fatores, como tipo de osso, marca de implante, tipo de prótese a ser colocada no futuro, número de implantes, entre outros.

E esse tempo de espera, pode ser menor?

Sim. Para tanto utilizamos equipamentos, técnicas e materiais de altíssima qualidade para minimizar ao máximo esse tempo de espera. É importante lembrar que desejamos sempre, assim como o paciente, realizar o tratamento o mais rápido possível, mas ainda mais importante que o tempo que levamos é o resultado que obtemos. Por isso, sempre seguimos um protocolo de cuidados que fazem com que obtenhamos sucesso na totalidade dos casos.

E durante a espera, fico sem dente no local?

Não. Sempre é possível confeccionarmos um trabalho provisório enquanto aguardamos o processo.

E a “carga imediata” , o que é?

A carga imediata é uma técnica em que colocamos os implantes e , imediatamente após, instalamos dentes provisórios ou definitivos sobre estes implantes. Utilizamos essa técnica com bastante frequência, mas sempre é importante lembrar que devemos seguir uma série de pré-requisitos para que tenhamos sucesso.

Depois de passado o tempo de consolidação dos implantes, o que fazemos?

Passado o tempo de osseointegração, chegou a hora de colocarmos nossos “dentes”. Existem vários tipo de próteses sobre implantes que podem ser feitas, desde um dente de porcelana unitário para reabilitar a perda de um único dente até uma prótese fixa de todos os dentes, no caso de pacientes desdentados.

E os valores? Continua sendo um tratamento caro?

As reabilitações com implantes são procedimentos que requerem a utilização de profissionais experientes e habilitados, equipamentos de alta tecnologia e materiais alta qualidade, portanto, envolvem um custo razoável para execução. Mesmo assim, fazemos sempre de tudo para chegarmos a valores de tratamentos que caibam no bolso do paciente. Costumo dizer que caro, de verdade, é continuar sem dentes ou usar próteses removíveis, limitando nossa vida no que se refere a alimentação e estética, influindo diretamente na nossa auto estima.

Quer saber quais são os principais cuidados que você deve ter para manter a saúde bucal perfeita? Então baixe o E-book - Guia dos Cuidados Dentais ou agende agora mesmo sua consulta, clicando aqui!

Dr. Ralf Thomas Koch

CRO 11708

Graduado em Odontologia pela PUC-RS com inúmeros cursos de aperfeiçoamento e atualização em estética dental, facetas e lentes de contato dental, Digital Smile Design, próteses dentárias e próteses sobre implantes, o Dr. Ralf Thomas Koch conta com mais de 20 anos de experiência no mercado.

 




Atendimento no WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais