Implantes dentários: tire todas as suas dúvidas!

Os implantes dentários são opções seguras e efetivas para suprir a ausência de dentes, evitando uma série de transtornos que a falta de um, ou mais deles, pode causar em nossas vidas. Muitas pessoas têm receio de buscar tratamento quando perdem um dente, seja por falta de informação ou mesmo por medo de sentir dordurante o procedimento.

É por isso que nós resolvemos responder algumas das dúvidas mais comuns que nossos pacientes têm sobre os implantes dentários. Confira!

O que são implantes dentários?

Os implantes dentários são utilizados para substituir as raízes de dentes que foram perdidos e possibilitar a colocação de uma prótese no lugar. Essas raízes artificiais são feitas de titânio e possuem formato parecidocom a de uma raiz natural, suportando impactos e permitindo ao paciente mastigar normalmente.

Ilustração de um Implante Dentário

Fonte: FreePik

Por que devo colocar implante?

Quando perdemos um ou mais dentes, ocorre um desequilíbrio na nossa arcada dentária, que pode acarretar uma série de problemas, como:

    perda da eficiência mastigatória;
    desequilíbrio funcional da mastigação (sobrecarga de apenas um lado da boca, afetando a musculatura e as articulações);
    maior risco de fraturas; e perda de autoestima.

Para deixar mais fácil, imagine os seus dentes como peças de uma torre de latas (daquelas que vemos nos supermercados). Quando removemos uma das peças, todas as outras perdem a sustentação e a torre pode cair. Da mesma forma, quando perdemos um dente, devemos substituí-lo o quanto antes, para evitar que os outros dentes sejam impactados por essa ausência.

Como é feito o tratamento?

Basicamente, a raiz do dente extraído ou quebrado é substituída pelo implante de titânio, que é inserido diretamente nos ossos maxilares. Após o período de cicatrização e a união do tecido ósseo ao implante, o que pode variar de pessoa para pessoa, é colocada a prótese dentária (dente artificial) escolhida pelo paciente.

Colocar implante dói?

Não. Ao contrário do que se pensa, o procedimento de implante é muito simples (mais do que uma extração, por exemplo). Hoje em dia, existem novas tecnologias e técnicas que facilitam essa operação, como a Carga Imediata, que permite fazer o implante e colocar a prótese imediatamente. Além disso, já é possível realizar esse procedimento sem precisar fazer incisões ou pontos, por meio da cirurgia guiada por computador.

Em geral, o pós-operatório é tranquilo e o paciente precisará tomar apenas um medicamento indicado pelo especialista, quando necessário.

Qualquer pessoa pode colocar implante?

Sim, qualquer pessoa que tenha a ausência de algum dente e esteja em boas condições gerais de saúde pode colocar um implante dentário. Em alguns casos, quando há perda significativa de osso no lugar a ser implantado, pode ser necessário fazer um enxerto ósseo antes do procedimento.

Quais são os exames necessários?

Para saber sobre a possibilidade da colocação de implantes, você deve fazer, primeiro, uma consulta de avaliação, em que o especialista em implantes explicará todo o processo detalhadamente. Nela será tirada suas dúvidas e solicitado, quando necessário, uma tomografia computadorizada da região, para correta avaliação da quantidade e qualidade óssea existente; e definição do tipo e tamanho do implante mais adequado ao seu caso.




Atendimento no WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais