Alimentação e Saúde Bucal

Não é segredo que a alimentação balanceada é fundamental para uma vida saudável. Aliada à prática de atividades físicas, ela previne o surgimento de diversas doenças. Mas você sabia que a alimentação possui uma forte conexão com a saúde bucal?

A boca é o ponto inicial de contato com os nutrientes consumidos e reflete não somente na saúde geral, mas também na saúde dos dentes e gengivas.

O inverso também ocorre. Pessoas com doenças orais, ausências dentárias e comprometimento periodontal, por exemplo, não fazem a mastigação adequada, e consequentemente, podem ter os alimentos não são corretamente absorvidos.

Alimentação pode ser ameaça ou aliada

Uma alimentação saudável contribui para o bem-estar geral, inclusive para saúde bucal, pois há vários nutrientes presentes em alimentos que são capazes de conservar e manter os dentes fortes e saudáveis.

Os alimentos fibrosos como grãos e leguminosas evitam a formação de placa bacteriana e as fontes de cálcio, como leite, couve e peixes, contribuem para a construção e manutenção de ossos e dentes fortes. Alimentos ricos em vitamina C são excelentes antioxidantes para aumentar a imunidade, mantendo as gengivas saudáveis. No entanto, deve-se ter cuidado com o consumo excessivo dos alimentos ácidos, pois podem causar a erosão dental - que é o tipo de lesão em que ocorre perda de estrutura dental através de reação química.

Vegetais verde-escuros como brócolis, espinafre e rúcula são boas fontes de vitamina A, que é necessária para o tecido epitelial e reepitelização e ativação da ceratina-dentina, responsável pela formação do esmalte dos nossos dentes.

O consumo adequado de água ajuda a equilibrar o pH da boca e manter o constante fluxo de saliva.

Existem também alimentos “detergentes” que atuam eliminando resíduos de outros alimentos que ficaram aderidos à superfície dental. Entre eles estão a pêra, maçã, cenoura e laranja.

Por outro lado, existem aqueles que representam uma ameaça para a saúde bucal.

Alimentos industrializados e ricos em açúcar, como doces, balas, chicletes, refrigerantes, sucos industrializados e sorvetes, provocam a queda do ph que por sua vez causa a desmineralização da superfície dentária, aumentando o risco do surgimento de cáries.  

Dietas muito restritivas também podem afetar a manutenção da saúde bucal, pois provocam a diminuição ou ausência de alguns nutrientes e vitaminas essenciais, favorecendo o aparecimento de infecções.

Uma vez que a saúde começa pela boca, é preciso cuidá-la adequadamente, com higiene bucal adequada e visita regular ao dentista. Lembrando, que a alimentação exerce importante papel na saúde bucal.  Mantenha uma alimentação balanceada, rica em verduras, legumes, frutas e alimentos naturais, evite a ingestão de alimentos processados e beba bastante água. Sua saúde e o seu sorriso agradecem!




Atendimento no WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais