O envelhecimento pode influenciar na aparência do sorriso?

Com certeza, você já ouviu falar que o sorriso é o nosso principal cartão de visitas e que pode influenciar diretamente em diversas áreas da nossa vida, como promover uma melhor autoestima e conquistar boas relações pessoais e profissionais.

Pois, acredite, pesquisas realizadas pela Universidade de Brasília comprovaram o que todos já sabiam: o sorriso é o componente mais importante para a beleza do rosto.

Entretanto, ainda que quando jovem apresentemos dentes saudáveis e uma estrutura dentofacial admirável, é comum que com a chegada do envelhecimento os dentes também passem a envelhecer e comecem a influenciar no envelhecimento da face!

Geralmente, isso é notado quando a pessoa começa a perder o tônus da musculatura labial e os dentes ficam desgastados e amarelados, além do surgimento de algumas rugas de expressão.

Mas fique tranquilo, para contornar esse cenário e manter a saúde bucal em dia mesmo com o passar da idade, a odontologia possui uma área destinada a tratamentos que podem ajudar no rejuvenescimento do sorriso, chamada de odontologia estética.

Mas o que é o rejuvenescimento estético do sorriso? Continue lendo para descobrir.

 

Rejuvenescimento do sorriso

É fato que o envelhecimento é inevitável e o rosto é uma das partes do corpo que mais denunciam a idade. Quando se trata da saúde bucal, os efeitos do tempo podem ficar aparentes devido ao desgaste natural dos dentes, ao amarelamento e, até mesmo, a perda de um ou mais elementos dentários por traumas ou doenças periodontais.

O rejuvenescimento do sorriso se trata da associação de técnicas que podem amenizar muitos desses sinais e ajudar a recuperar uma harmonia dentária e facial. Além de trazer ótimos benefícios estéticos e uma melhor qualidade de vida ao paciente!

Não deixe de conferir abaixo quais são as técnicas mais utilizadas.

 

Clareamento dental

Ainda que o esmalte dos dentes seja resistente, o desgaste e as microfissuras causadas pelo envelhecimento acabam tornando-os mais escuros e resultando naquele aspecto amarelado e incômodo a tantas pessoas. O clareamento dental é muito eficaz para quem deseja ter de volta dentes mais brancos.

Pode ser feito no consultório ou de forma caseira e supervisionada, sendo comum associar as duas maneiras para resultados ainda mais satisfatórios.

No clareamento feito em consultório, o gel clareador é aplicado sobre os dentes e é ativado através de um laser ou luz de led. Geralmente, o procedimento é realizado em três sessões e os resultados tendem a ser mais rápidos.

Já quando se opta por realizar o clareamento caseiro, o profissional disponibiliza uma moldeira feita exclusivamente com as características da boca do paciente, onde deve ser aplicado um gel clareador para que fique em contato com os dentes durante o período determinado pelo dentista. Esse método costuma durar três semanas, e o gel utilizado é à base de peróxido de carbamida, uma substância segura que auxilia a manutenção do pH em níveis neutros e reduz as chances de desmineralização do dente.

Vale lembrar que durante o tratamento, o paciente deve evitar alimentos com pigmentos fortes, como vinho, café e chá preto. E os mesmos cuidados devem ser mantidos para garantir a conservação dos resultados. 

 

Facetas ou lentes de contato 

Seus dentes estão manchados por conta do uso de antibióticos ou pelo excesso de flúor? Nesses casos, o clareamento dental não é a melhor solução, sendo mais indicado optar pelas facetas ou lentes de contato. 

Além disso, essas opções são também aconselhadas para pacientes que possuem um formato inadequado ou tamanho irregular dos dentes.

 

Lente de contato: as lentes são mais finas do que as facetas e, dependendo do nível de correção dos dentes, não necessita do desgaste dos dentes para aplicação. A lente de contato é mais indicada para pacientes que precisam de pequenas correções, como dentes curtos e pouca largura.

 

Faceta: por ser mais grossa, a faceta exige um desgaste dental um pouco maior do que as lentes, e geralmente é recomendado para pacientes que possuem múltiplas restaurações ou que a cor esteja extremamente alterada.

 

Ortodontia

É inevitável que dentes tortos chamem atenção e causem insegurança em muitas pessoas, que acabam evitando sorrir por conta do desalinhamento do sorriso. Você se identificou?

O uso do aparelho ortodôntico é capaz de reposicionar os dentes e conferir mais harmonia ao rosto, e atualmente existem diversas opções que não necessitam da utilização de braquetes ou elásticos para fazer essa correção. 

É o caso dos Alinhadores Invisíveis, uma tecnologia que promove resultados mais rápidos do que os aparelhos convencionais e de forma quase imperceptível.

 

Implantes

Você conhece os implantes dentários? 

Quando se trata da perda unitária, parcial ou de todos os dentes, essa é a solução adequada para substituí-los e recuperar o bem-estar do paciente. Tratam-se de suportes que são posicionados cirurgicamente no osso abaixo da gengiva, e oferecem um suporte estável para os dentes artificiais.

É importante que antes de realizar o procedimento, seja avaliada a saúde gengival do paciente para que o pino de titânio, que irá substituir a raiz do dente, seja bem sustentado.

Cuidar da saúde bucal significa cuidar da saúde de todo o seu corpo! E os benefícios de sentir-se bem com o próprio sorriso é capaz de transformar a sua vida!

 

Dr Ralf Thomas Koch Odontologia
Deseja transformar o seu sorriso com a ajuda da Odontologia Estética?

O primeiro passo é contar com um profissional experiente e capacitado, que irá fazer uma avaliação minuciosa e individual e, assim, recomendar o tratamento mais adequado para o seu caso.

Marque seu horário! Contatos abaixo:
(51) 3276-6900  (51) 98164-7631
Rua Tobias da Silva, 120, sala 702 

 




Atendimento no WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais