O que causa o amarelamento dos dentes?

Ter um sorriso branco é um dos principais desejos apontados pelos pacientes quando consultam com o seu dentista. No entanto, além de ser uma demanda estética, os dentes amarelados também podem ser sinal de problemas bucais. Diversas causas podem ser atribuídas a eles, desde fatores internos como externos. 

O que causa o amarelamento dos dentes? 
A descoloração dos dentes, também conhecida como o processo de amarelamento, normalmente está associada ao envelhecimento natural do dente e pode estar relacionada também a fatores correlacionados com a pigmentação da dieta alimentar. Saiba mais:

1. Causas genéticas:
Existem pessoas que têm os dentes naturalmente amarelados, o que pode ser fruto de herança genética.

2. O que você come e bebe:
Alguns alimentos e bebidas apresentam pigmentos que podem passar pelos poros dos dentes. Os mais conhecidos são o café, chá preto, vinho tinto e refrigerantes. Mas o mesmo acontece com os alimentos que têm caroteno, como tomate e cenoura. 
Uma série de alimentos com alto teor de pigmentos podem levar ao escurecimento dos dentes, já que desgastam o esmalte e mancham a superfície. Entre eles, está o refrigerante de cola, açaí, mate, café, vinho tinto, beterraba, molho shoyu, molho de tomate e feijão.

3. Medicamentos e tratamentos:
Existem alguns tipos de antibióticos, como a tetraciclina, podem provocar uma alteração durante a formação do dente. Outros produtos que podem fazer com que os dentes fiquem amarelados são os enxaguantes bucais. Isso pode acontecer quando eles são usados em excesso, porque alteram o pH da saliva e deixam os dentes mais porosos devido à sua ação sobre o esmalte. 

4. Falta de higiene bucal:
A falta de escovação e má higiene bucal são fatores que favorecem os dentes amarelos. Por isso, é fundamental seguir uma rotina adequada de limpeza com uso de escova de dente, fio dental para remover o tártaro e preservar a coloração.

Como tratar? 
Antes de qualquer decisão, o odontologista deve fazer uma avaliação minuciosa da boca para constatar o que está provocando o escurecimento dos dentes. Além disso, o profissional tem de ser informado caso o paciente já tenha passado por restaurações e tratamento de canal.
Lembre-se que cada caso de amarelamento requer um tipo de cuidado, o qual dependerá da causa e do estado em que se encontra o dente. A boa notícia é que, em geral, é possível reverter a descoloração e melhorar a parte estética do sorriso. O tratamento engloba diversos métodos, como aplicação de lente de contato dental e clareamento (profissional e/ou caseiro).




Atendimento no WhatsApp

Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais