A ausência de dentes vai muito além da estética. Além de dificultar a mastigação, pode levar a problemas digestivos, problemas de autoestima, instabilidade na arcada dentária, entre outros.
Felizmente, os implantes dentários podem resolver esse problema. Sua técnica de reabilitação oral permite a fixação de uma prótese dentária de forma permanente.
No entanto, ainda existem muitas dúvidas a respeito desse procedimento, como por exemplo quais são os tipos de implantes disponíveis, as indicações e contraindicações da cirurgia, quais são os cuidados necessários no pré e pós operatório, entre outras.
Se você está com alguma dessas dúvidas, esse artigo pode te ajudar. Aqui iremos abordar os seguintes tópicos:
O que é um implante dentário?
Tipos de implantes dentários
Principais cuidados no Pós-operatório
Quais são os benefícios de investir em um implante dentário?
Boa leitura!
O que é um implante dentário?
Um implante dentário caracteriza-se, principalmente, pela sua possibilidade de substituir um dente natural. Trata-se de um procedimento em que estruturas de metal (normalmente feitas de titânio) são utilizadas para substituir a raiz do dente. Assim que as estruturas são fixadas ao osso por meio de uma cirurgia, é feita a colocação de uma prótese definitiva.
Vale ressaltar que um implante dentário, além de restituir as funções dos dentes naturais (mastigatória, estética, e também fonética), são hoje a alternativa mais avançada no que se refere à substituição dos dentes perdidos.
Tipos de implantes dentários
Atualmente, existem muitas opções de implantes disponíveis no mercado. Por isso, na hora da escolha, somente um cirurgião dentista de sua confiança consegue determinar a alternativa ideal para você, conforme a sua necessidade.
A seguir, vamos conhecer os principais tipos:
1. Implante unitário simples: Bastante indicado para pacientes que precisam repor um único dente ou poucos dentes não sequenciais. Nesse procedimento, um pino é colocado no lugar do dente perdido, e, após dois ou três meses, é inserida a prótese ou coroa.
2. Implante duplo: Indicado para quem perdeu três dentes consecutivos. Aqui vale ressaltar que antes da cirurgia são analisadas as condições do osso do paciente para que apenas dois implantes possam substituir as três perdas.
3. Implante com prótese protocolo: Indicado para aqueles que estão com grande parte dos dentes comprometidos. Essa opção utiliza de 4 a 8 implantes para sustentar uma prótese total fixa.
4. Implante com prótese overdenture: Já o modelo chamado “overdenture”, utiliza de 2 a 6 implantes encaixados na prótese total. Essa alternativa se assemelha a uma dentadura fixa, garante segurança na mastigação e pode ser retirada durante a higienização.
5. Implante zigomático: Alternativa bastante indicada para pacientes que apresentam atrofia maxilar severa. O procedimento não exige enxerto ósseo, visto que a fixação do pino ocorre no osso zigomático. Esse modelo de implante, além de conseguir substituir as próteses totais removíveis, também garante resultados bastante satisfatórios.
Principais cuidados no Pós-operatório
Para garantir o objetivo esperado, é muito importante que o paciente tome alguns cuidados tanto antes quanto depois da cirurgia.
Para o pré-operatório, é necessário a realização de exames. Dessa forma, o cirurgião dentista pode identificar problemas de saúde, além de avaliar a situação clínica de cada paciente.
Já no que diz respeito aos cuidados com a saúde bucal no pós-operatório, para minimizar alguns riscos e complicações da cirurgia, recomenda-se:
Tomar os medicamentos prescritos nas horas certas;
Aplicar gelo, de forma indireta, sobre a zona que sofreu a intervenção;
Evitar mover bruscamente a cabeça;
Evitar qualquer atividade física mais intensa;
Evitar exposição ao sol e fontes de calor;
Reforçar os cuidados de higiene oral;
Dar preferência a uma alimentação mais pastosa durante a 1ª semana após a cirurgia.
Quais são os benefícios de investir em um implante dentário?
Tem aparência e funciona como um dente natural
Tanto no que se refere à estética, como em relação à sua função mastigatória, os implantes são muito semelhantes aos dentes naturais e o melhor, não apresentam risco de sair, como acontece no caso da dentadura, por exemplo.
Não exige cuidados especiais
É isso mesmo que você leu! Os implantes dentários apresentam mais essa grande vantagem sobre as próteses removíveis e não exigem que você retire os mesmos para realizar a sua higienização bucal. A escovação e o uso contínuo do fio dental já são suficientes.
Alimentação e fala com mais confiança
Conforme mencionamos anteriormente, as dentaduras podem sair da boca da pessoa enquanto ela estiver falando ou comendo, o que pode causar uma sensação constante de insegurança. No entanto, com implantes esse risco não existe. Além disso, você ainda vai poder comer de tudo, visto que a reabilitação com implantes melhora a oclusão e melhora a mastigação.
Autoestima
A falta de um dente ou mesmo a instabilidade trazida pela dentadura, causam sérios problemas de autoestima. E é justamente o tratamento com implantes que devolve a autoestima perdida para quem não tem um ou mais dentes, restabelecendo a saúde de seu sorriso.
Devolve a estabilidade da arcada dentária
Os implantes dentários também ajudam a evitar que outros dentes entortem, visto que a reposição do dente perdido devolve a estabilidade da arcada dentária.
Protege o osso da mandíbula
Quando alguém sofre com a perda de um dente, os ossos da boca tendem a se deteriorar. Mais uma vez o implante dentário atua de modo a impedir esse processo de deterioração para manter os ossos saudáveis.
Quer saber como os implantes dentários podem te ajudar a conquistar o sorriso que você sempre sonhou? Agende agora mesmo sua consulta, clicando aqui!
Dr. Ralf Thomas Koch
Este site usa cookies para proporcionar uma melhor experiência para você. Ao prosseguir, você concorda com nossas Políticas de Cookies e de Privacidade. Saiba mais